Câncer colorretal: Fatores de Risco

Câncer colorretal: Fatores de Risco

Março é o mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal, que representa o terceiro tipo de câncer mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres.

O QUE É O CÂNCER COLORRETAL? São tumores que acometem o intestino grosso, que é subdividido em cólon e reto. Uma característica muito importante desses tumores é que a maioria deles tem origem em pólipos pré-malignos. A evolução dessas lesões até o câncer é lenta, podendo levar anos para se tornarem malignos. 

Fique atento aos FATORES DE RISCO para o câncer colorretal: 

Idade igual ou acima de 50 anos.

Consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, salame, peito de peru e outros) e a ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas por semana) e gorduras.

Excesso de peso corporal.

Alimentação pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras. 

Não praticar exercícios físicos.

Consumo excessivo de álcool e Tabagismo.

História familiar de câncer de intestino e/ ou história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama.

Doenças inflamatórias do intestino (como retocolite ulcerativa e doença de Crohn), doenças hereditárias (como polipose adenomatosa familiar – FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC). Pacientes com essas doenças devem ter acompanhamento individualizado.

A exposição ocupacional à radiação ionizante, como aos raios X e gama. Assim, profissionais do ramo da radiologia (industrial e médica) devem estar mais atentos.

Fonte (adaptado): Oncoguia/ INCA

As informações acima são de caráter informativo e não substituem a consulta médica.

O laboratório LAPAC apoia essa causa!

Share this post