Câncer de Vesícula Biliar

Câncer de Vesícula Biliar

O QUE É A VESÍCULA BILIAR?
A vesícula biliar é um órgão pequeno localizado abaixo do lado direito do fígado. Ela tem função de armazenar a bile, substância produzida pelo fígado que ajuda a digerir a gordura que consumimos pela alimentação. A doença que mais acomete esse órgão são os cálculos, conhecida como “pedra na vesícula” que pode causar inflamação e complicações importantes.

IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE VESÍCULA BILIAR:
O câncer de vesícula biliar é raro e de difícil diagnóstico. Na maioria dos casos, os sintomas começam a surgir somente quando o quadro do paciente está avançado. Infelizmente, apenas cerca de 20% dos casos são descobertos em estágio inicial, sendo que nessa fase, com a retirada cirúrgica da vesícula, as chances de cura são maiores em algumas pessoas.

SINAIS E SINTOMAS mais comuns do câncer de vesícula biliar:
– dor abdominal (geralmente localizada na parte superior direita do abdome, logo abaixo das costelas).
– náusea e vômitos frequentes;
– pele e olhos amarelados (icterícia);
– aumento do tamanho da vesícula biliar, podendo ser palpada no abdome superior;
– outros sintomas menos comuns: prurido (coceira) pelo corpo, inchaço abdominal, febre, fezes claras e urina escura.
Atenção: Todos esses sinais e sintomas também podem ser causados por outras doenças na vesícula biliar, diferentes do câncer. Portanto, é muito importante que a pessoa procure o quanto antes atendimento médico sempre que tiver dúvidas sobre os sinais e sintomas que estiver apresentando.

Fonte (adaptado): Oncoguia

Como ocorre com a maioria dos cânceres, as chances de cura pode ser maior em algumas pessoas quando o diagnóstico é feito precocemente. Se cuide e fique atento à sua saúde!

O laboratório LAPAC apoia essa causa!

Share this post