Como Diagnosticar o Câncer de Colo do Útero

Como Diagnosticar o Câncer de Colo do Útero

A consulta periódica com médico Ginecologista é essencial para a vida da mulher, pois é ele quem irá fazer o exame físico ginecológico e também indicar os exames necessários para o rastreamento e diagnóstico do Câncer de Colo do Útero.

Os principais exames utilizados para o rastreamento e diagnóstico de câncer e de lesões pré-malignas do colo do útero são: 

EXAME PREVENTIVO – (também chamado de teste de Papanicolau) – É feita coleta das células do colo uterino e enviado para análise ao laboratório de Anatomia Patológica, cujo diagnóstico é dado pelo médico Patologista. O exame pode ser feito pelo método convencional ou em meio líquido.
BIÓPSIA – Retirada de pequenos fragmentos do colo do útero para realização de exame anatomopatológico, cujo diagnóstico também é dado pelo médico Patologista. Se os resultados dos exames de Papanicolau e/ ou de colposcopia forem alterados, o ginecologista irá avaliar a necessidade da biópsia.
EXAMES DE BIOLOGIA MOLECULAR – O diagnóstico do HPV, que é a principal causa do câncer de colo do útero é, atualmente, realizado por meio de exames de biologia molecular, que mostram a presença do DNA do vírus. É indicado quando há algum tipo de lesão clínica ou subclínica suspeita para HPV. 

Fonte: Ministério da Saúde 

Lembre-se, as informações acima são apenas de caráter informativo e não substituem a consulta médica. 

LAPAC 44 anos de história, onde o resultado é dedicado a você!

Share this post