Dicas para manter a pressão arterial equilibrada

Dicas para manter a pressão arterial equilibrada

1- Relaxe: Tente evitar situações que sobrecarregam seu estado físico ou emocional, caso contrário o estresse pode piorar o quadro de hipertensão ou gerar outras doenças do coração. Inclua mais lazer na sua rotina, ouça sua música favorita, leia um bom livro ou passe mais tempo com seus amigos.
2- Dieta saudável: Escolha com cuidado os alimentos que irão compor seu prato. Inclua maiores porções de frutas, verduras e legumes à sua dieta e dê preferência às carnes magras. 
 3- Reduza o consumo de sal: O sal é um dos maiores inimigos do coração. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os brasileiros consomem duas vezes mais sal que o recomendado.Não leve o saleiro à mesa.
4- Faça exercícios: Atividade física moderada, principalmente caminhadas e outros exercícios aeróbicos, melhora o sistema pulmonar e cardiovascular. Evite se exercitar sem antes consultar seu médico para saber o tipo de exercício, a quantidade e a frequência ideal para você.
5- Mantenha o peso ideal: Pessoas acima do peso têm um risco maior de sofrer com doenças do coração. O sobrepeso exige que o coração se esforce mais para bombear o sangue. Como qualquer outro músculo, a sobrecarga faz com que o coração cresça.
6- Consultas médicas: Avaliações periódicas também são recomendadas. Mesmo quem não tem o diagnóstico de hipertensão deve se cuidar. Consultas médicas regulares são capazes de detectar anormalidades ainda na fase inicial, isso ajuda muito no controle da doença.
7- Evite bebidas alcoólicas: Modere o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool pode elevar a pressão. Principalmente quem toma medicamentos deve evitar as bebidas.
8- Verifique a pressão: Medir a pressão arterial é a maneira mais fácil de detectar a hipertensão. Pessoas de todas as idades devem verificar os níveis, pelo menos, uma vez ao ano. O diagnóstico precoce é importante para o controle da doença. Lembre-se que a hipertensão não dá sintomas. 
Lapac

Share this post