O que é hipertensão ou Pressão Alta

O que é hipertensão ou Pressão Alta

> O QUE É HIPERTENSÃO OU PRESSÃO ALTA?
É quando a pressão que o sangue exerce sobre as artérias do seu organismo está alta. Muita gente tem pressão alta durante anos e não percebe porque a doença não causa sintomas, ou seja, você pode ter hipertensão e não sentir nada. Porém, se ficar sem tratamento, a doença pode trazer consequências muito ruins ao seu organismo.

> QUAL O PROBLEMA DE TER A PRESSÃO ALTA?
A pressão alta ataca os vasos que se tornam endurecidos e estreitados. Com o passar dos anos, os vasos podem entupir ou se romper. Quando isto acontece no coração, pode causar infarto; no cérebro, pode causar o derrame ou a demência precoce. Além disso, a pressão alta pode levar à falência do funcionamento dos rins. No mundo, 7 MILHÕES de pessoas morrem a cada ano e 1,5 BILHÃO adoecem por causa da hipertensão.

> QUANDO OS VALORES DE PRESSÃO ESTÃO NORMAIS OU ALTOS?
Nas crianças, existem valores específicos de acordo com o sexo, a idade e a altura da criança. O pediatra pode fazer uma avaliação precisa. 
Nos adultos, AS MEDIDAS DE PRESSÃO SIGNIFICAM:
– Menor ou igual a 120/80 mmHg – ótima.
– Entre 120/80 e 140/90 mmHg – risco de se tornar hipertenso.
– Maior ou igual a 140/90 mmHg – sua pressão está alta.
Mas ATENÇÃO! A medida da pressão precisa ser feita em condições adequadas e confirmada para se fazer o diagnóstico. Assim, se você medir e encontrar um valor de pressão alterado, procure o médico ou o posto de saúde para um diagnóstico preciso.

> PRESSÃO ALTA TEM CURA?
A pressão alta é uma doença crônica que, na maioria das vezes, dura a vida toda. Porém, ela pode ser controlada com o tratamento e isso diminui as consequências ruins da doença. 

Separamos alguns HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS que podem ajudar a manter a pressão arterial adequada:
> Pare de FUMAR! O tabagismo aumenta o risco de doenças cardiovasculares e é apontado como fator negativo no controle de hipertensos.
> Tenha uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL! Reduza o máximo o consumo de sal dos alimentos. Prefira sempre os alimentos frescos e limite as refeições congeladas, embutidos e enlatados.
> Mantenha seu PESO ADEQUADO para a sua altura! O excesso de peso pode aumentar a pressão em 30%, além de dificultar o controle nos hipertensos. 
> Evite ou limite o CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS! 
> Tenha uma VIDA MAIS ATIVA! Faça, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia, o que pode ser dividido em 2 períodos de 15 minutos ou 3 de 10 minutos. Seu corpo foi feito para se movimentar.
> Tenha uma VIDA MENOS ESTRESSANTE! Procure uma melhor qualidade de vida.
> Não deixe de seguir as ORIENTAÇÕES MÉDICAS pois elas contribuirão para o controle da pressão arterial e, consequentemente, para melhora na sua qualidade de vida.

MEÇA SUA PRESSÃO! UMA MEDIDA SIMPLES PARA SALVAR VIDAS!
Fonte: SBH (Sociedade Brasileira de Hipertensão)

As informações acima são de caráter informativo. Em caso de dúvidas procure sempre um serviço de saúde. Laboratório LAPAC onde o resultado é dedicado à você!

Share this post