Exame Citopatológico – PAAF (Tireoide, Mama, Glândula Salivar, Linfonodo, Outros)

Exame Citopatológico – PAAF (Tireoide, Mama, Glândula Salivar, Linfonodo, Outros)

O QUE É O EXAME DE PAAF?

Análise de células retiradas de um órgão através de uma PAAF (punção aspirativa por agulha fina). A PAAF é procedimento normalmente realizado guiada por ultrassonografia pelo médico radiologista. É feita a aspiração de células da lesão do órgão em investigação que são, então, colocadas em lâminas e analisadas pelo médico patologista, com o objetivo principal de definir se a lesão puncionada é benigna ou maligna (câncer). Os órgãos mais comumentes submetidos à PAAF são a glândula tireóide, as mamas, linfonodos e as glândulas salivares.

COMO É FEITO O EXAME DE PAAF?

Esse exame, em geral, é guiado por ultrassonografia, conferindo maior segurança na localização e punção do local suspeito. Assim, localiza-se o nódulo ou cisto pelo ultrassom e, então, se introduz a agulha realizando a aspiração de material da lesão. Logo em seguida, são preparadas lâminas com esse material, as quais serão analisadas por um MÉDICO PATOLOGISTA, responsável pelo DIAGNÓSTICO. O principal objetivo é definir se a lesão puncionada é benigna ou maligna (câncer).

PRINCIPAIS VANTAGENS DO EXAME DE PAAF:

✅  Trata-se de um método simples, rápido e, na maioria dos casos, seguro de ser realizado.

✅  Não requer uma incisão (corte), e em alguns casos, é possível fazer o diagnóstico no mesmo dia.

✅  O exame é realizado ambulatorialmente pelo médico e, na maioria dos casos, não é necessária anestesia ou preparo prévio.

QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS ANTES DE REALIZAR O EXAME?

✅  Indivíduos que apresentam alguma comorbidade e fazem uso de medicações devem receber orientações do seu médico antes de realizar o exame. Principalmente quem faz uso de medicações contendo anti-agregantes plaquetários, como o ácido acetil salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Buferin ou Somalgin), clopidrogel (Plavix) e ticlopidina (Ticlid) ou anticoagulantes orais (tais como Marevan, Coumadin ou Varfarin).
✅  Sempre levar os exames de imagem anteriores do órgão a ser puncionado no dia da PAAF (como ultrassonografia de mama, tireoide e outros exames relacionados).

AGENDAMENTO DE EXAME DE PAAF – NOSSOS PARCEIROS:

QUALITY DIAGNÓSTICOS AVANÇADOS (DR. HILTON Y. YAMASAKI)

Firmino Vieira Matos, 1115

Vila Progresso,

Dourados – MS, 79825-050

(67) 3021-4530

(67) 99111-2315 (whatsApp)

CERDIL – DIAGNÓSTICOS AVANÇADOS

Shopping Avenida Center

Av. Marcelino Pires, 3600

Jardim Paulista

Dourados – MS

(67) 3420-5900

CLÍNICA RADIOLÓGICA SANTA MARIA

Rua Oliveira Marques, 1630

Jardim Central – Dourados/MS

(67) 3422-3980

Share this post