Dúvidas Frequentes

O exame anatomopatológico é um exame em que é feita a análise de fragmentos de tecido retirados do paciente por um médico patologista, que avalia as estruturas celulares em microscópio.

Para encaminhamento de fragmentos de tecido, é necessário que o material esteja acondicionado em frascos com formol a 10%, de preferência tamponados, identificados e requisição de exame devidamente assinada pelo médico solicitante.

Os frascos de formol são fornecidos pelo próprio Laboratório LAPAC a todos os clientes parceiros que nos encaminham materiais para análise. As solicitações são feitas por telefone, email ou Whatsapp. Clique aqui e confira nossos canais de atendimento.

Os KITS são fornecidos pelo próprio Laboratório LAPAC a todos os clientes parceiros que nos encaminham materiais para análise. As solicitações são feitas por telefone, email ou Whatsapp. Clique aqui e confira nossos canais de atendimento.

Para a realização do exame de imunofluorescência, é necessário que o fragmento de tecido retirado do paciente seja acondicionado em meio de Michel (fornecido pelo Laboratório) e refrigerado. O material deve ser encaminhado o mais rápido possível ao Laboratório, pois sua viabilidade se perde em até 4 dias.

Não, para realização do Estudo Imunohistiquímico, basta estar acondicionado em formol a 10%, de preferência tamponado, que é fornecido pelo Laboratório LAPAC mediante solicitação.

Se o exame de imunohistoquímica for ser realizado em material de laboratório externo, devem ser encaminhado todos os blocos e lâminas com o respectivo laudo anatomopatológico do exame.