Segunda Opinião – Revisão de Lâmina

Segunda Opinião – Revisão de Lâmina

O EXAME DE REVISÃO DE LÂMINAS é um procedimento realizado pelo médico PATOLOGISTA de revisão de um diagnóstico anatomopatológico ou citopatológico que já foi emitido previamente, e que, por determinados motivos (mudança da doença, pouca ou nenhuma resposta ao tratamento, outros), o médico do paciente solicita que seja revisto o diagnóstico, no mesmo laboratório (revisão interna) ou em outro serviço de patologia (revisão externa). Após a revisão, um diagnóstico pode ser mantido, complementado ou alterado.

QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO EXAME DE REVISÃO DE LÂMINAS ?

  1. Obter uma segunda opinião sobre o diagnóstico do caso.
  2. Paciente que será encaminhado para outro serviço e necessita confirmar o diagnóstico para dar andamento ao tratamento (cirurgia, quimioterapia, radioterapia, paliativo) e acompanhamento.

COMO DEVE SER ENCAMINHADO O MATERIAL PARA REVISÃO EXTERNA?

  1. O material pode constituir-se de lâminas, blocos de parafina ou de ambos e devem sempre estar obrigatoriamente acompanhados do laudo anatomopatológico do laboratório de origem, pois só assim será possível fazer toda a conferência do material pertencente ao paciente (material, procedimento realizado e diagnóstico prévio).
  2. O ideal é que sempre sejam enviados os blocos de parafina quando existirem, pois assim, caso haja necessidade, poderão ser feitos exames complementares como colorações especiais, exame imunohistoquímico e até exames de biologia molecular.
  3. Exames de citologia (como Papanicolaou ou preventivo do colo uterino, citologia de PAAF de tireoide, mama, linfonodos e de líquidos corporais – urina, líquido pleural, líquido ascítico) não possuem blocos de parafina (com exceção dos casos em que é feito o emblocado ou cell block do aspirado).
  4. O transporte e acondicionamento do material devem garantir a segurança do mesmo, ou seja, estar bem embalado, sem riscos de deterioração e/ ou contaminação. Lembrando que, em muitos casos, esse material é o único disponível para avaliar a lesão do paciente.

Share this post