O Exame de Revisão de Lâminas é um procedimento realizado por um médico patologista para reavaliar um diagnóstico anatomopatológico ou citopatológico previamente emitido. Esta revisão é solicitada pelo médico do paciente em casos de mudança no quadro clínico, resposta insuficiente ao tratamento ou outros motivos clínicos. A revisão pode ocorrer no mesmo laboratório (revisão interna) ou em outro serviço de patologia (revisão externa). Após a revisão, o diagnóstico pode ser mantido, complementado ou alterado.
Objetivos Principais:
- Obtenção de uma segunda opinião sobre o diagnóstico.
- Confirmação do diagnóstico para dar continuidade ao tratamento, como cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou cuidados paliativos.
Encaminhamento de Material para Revisão Externa:
- O material para revisão pode incluir lâminas, blocos de parafina ou ambos. É essencial que o material esteja sempre acompanhado do laudo anatomopatológico original para assegurar a conferência completa do material, do procedimento realizado e do diagnóstico prévio.
- Sempre que possível, recomenda-se o envio dos blocos de parafina, pois isso possibilita a realização de exames complementares, como colorações especiais, imunohistoquímica e exames de biologia molecular.
- Exames citológicos, como o Papanicolaou, ou punção aspirativa (PAAF) de tireoide, mama, linfonodos e líquidos corporais (urina, líquido pleural e líquido ascítico) não possuem blocos de parafina, exceto nos casos em que é realizado o cell block (emblocado).
- O transporte e acondicionamento do material devem garantir a integridade, estando bem embalado e protegido contra deterioração ou contaminação, considerando que, em muitos casos, esse é o único material disponível para a avaliação da lesão do paciente.